SGC Unicamp

 

Sgc-UNICAMP Centro de Biologia Quimica de Proteinas Quinases - apoiando o desenvolvimento de novas drogas por meio de pesquisa de acesso aberto.

A unidade do SGC-UNICAMP que receberá fundos da FAPESPUNICAMP e SGC, tem seu foco no desenvolvimento de sondas moleculares (pequenas moléculas) que atuem sobre as classes de proteínas quinases que regulam splicing de RNAs celulares e cromatina. O SGC-UNICAMP irá manter um conexão forte com os outros Laboratórios do SGC e com nossa rede de composta por colaboradores acadêmicos e industriais. Além de estudarmos alvos fisiológicos para quinases humanas, nós também iremos utilizar sondas químicas na investigação da função das proteínas quinases em plantas, com ênfase no estudo de resistência a condições ambientais adversas e a melhora do rendimento e eficiência de algumas culturas agrícolas.

As proteínas quinases celulares regulam todos aspectos da biologia da vida, incluindo o crescimento, desenvolvimento, fisiologia, memória,  e a resposta ao ambiente e a patógenos. A falha nas funções de quinases especificas está presente na maioria dos tipos de cânceres humanos, e esta cada vez mais claro que falhas nas quinases desencadeiam outros processos patológicos.  O genoma humano codifica mais de 500 proteínas quinases, entretanto, apesar da sua importância e potencial para descoberta de novas drogas, a maioria das pesquisas acadêmicas e farmacêuticas manteve o foco de estudo em uma fração muito pequena das quinases. A gama de quinases inexploradas representa uma fonte riquíssima para compreendermos novos processos biológicos e por isso foram escolhidas como foco da nossa pesquisa.

A fim de se estudar novas proteínas como alvos para novas drogas, é essencial desenvolver inibidores (sondas químicas) com alta especificidade e capacidade de adentrar as células.  Estas sondas serão utilizadas para o entendimento da biologia de proteínas-alvo e para avaliar as consequências da inibição dessas proteínas em células e tecidos.

Por meio do desenvolvimento dessas sondas para novas quinases e pela disponibilização destas em domínio public na ausência de patentes, o SGC tem o objetivo de replicar seu modelo de sucesso internacional para promover validação de alvos e os estágios iniciais do desenvolvimento de novos fármacos em laboratórios de pesquisa academicos e industriais em nível global.

Press release: Primeiro centro de pesquisa no Brasil no modelo "open science" é lançado  Agencia FAPESP

 

A public-private partnership to unlock the untargeted kinome

Nature Chemical Biology
Read more

Seeding Collaborations to Advance Kinase Science with the GSK
Published Kinase Inhibitor Set (PKIS)

Bentham Science
Read more

 


 

glqxz9283 sfy39587stf02 mnesdcuix8
sfy39587stf03